No icon

‘Só um cigarro por dia’ aumenta chance de infarto em 30%

Lembra daquela ideia de que uma taça de vinho ao dia faz bem? Não é a mesma coisa com o cigarro.

Segundo um grande estudo realizado pela BMJ, respeitado periódico médico do Reino Unido, pessoas que fumam um cigarro por dia tem 50% mais chance de desenvolver alguma doença cardíaca, e 30% mais chance de ter um infarto do que pessoas que nunca fumaram. A conclusão é simples: não há um “nível seguro” quando se diz respeito a essas enfermidades.

O estudo indicou que o hábito de fumar um maço por dia (20 cigarros) pode causar sete ataques do coração e infartos em um grupo de 100 pessoas de meia-idade. Cortar para apenas um cigarro faria o número diminuir, mas não sumiria: três pessoas ainda sofreriam um dos problemas.

O professor Allan Hackshaw, que conduziu o estudo, falou à BBC sobre as conclusões. “Houve uma tendência em alguns países para que fumantes agressivos diminuíssem seus hábitos, achando que isso resolveria o problema, o que é o caso para algumas situações como câncer. Mas para diminuir o risco destas outras duas desordens é preciso parar completamente”, afirmou.

Ainda assim, o professor de medicina comportamental Paul Aveyard, da Universidade de Oxford, teve ressalvas. Também em fala para a mídia inglesa, Aveyard lembrou que diminuir o número de cigarros pode sim ter algum efeito positivo: “Quem começa a diminuir aumenta o risco de, um dia, largar o cigarro completamente”.

Fontehttps://super.abril.com.br/saude/so-um-cigarro-por-dia-aumenta-chance-de-infarto-em-30/

Comentários